15 frutas de dezembro e seus benefícios

...
...
...
...

Todo mês alguns alimentos ficam mais baratos e além de economizarmos bastante, conseguimos trazer muitos benefícios para a nossa saúde. Por isso, Não podemos deixar eles faltarem na nossa casa.

Manter uma dieta balanceada com frutas e sucos, é uma das melhores formas de manter o corpo saudável com centenas de benefícios. Ajuda até a aproveitar melhor as férias! Ou você quer levantar com falta de disposição, mal estar ou algum problema de saúde, bem nos seus dias de folga? Então aposte nas frutas para aproveitar esse período com mais saúde! ;)

A seguir vamos aprender sobre as frutas de dezembro e seus benefícios.

frutas-dezembro2

  • 1 – Abacaxi

O Abacaxi contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais, tais como a vitamina A, vitamina C, vitamina B, zinco, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e sódio.

Essa fruta ainda possui execelentes benefícios para a saúde, entre eles: prevenir resfriados, melhorar a digestão, fortalecer os ossos, prevenir problemas no coração, melhorar a saúde dos olhos, ajudar a controlar a pressão arterial, auxiliar na perda de peso, prevenir acnes, melhorar a imunidade, evitar dores nas articulações, entre outros.

  • 2 – Ameixa

As ameixas possuem uma grande variedade de componentes saudáveis. Dentre as substancias saudáveis, podemos destacar a vitamina A, vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B e vitamina E. Além disso, os minerais presentes nas ameixas incluem potássio, flúor, fósforo, magnésio, ferro, cálcio e zinco.

Estudos recentes sugerem que a ameixa é uma das melhores frutas para ajudar na perda de peso, pois suas substâncias favorecem a boa digestão, agem nas células de gorduras e também possui propriedades anti-inflamatórias.

Outros benefícios da ameixa, incluem: ajudar a combater a osteoporose, melhorar as funções de aprendizagem e memória, regular o colesterol, auxiliar contra o diabetes, combater a ansiedade, fortalecer o sistema imunológico e ajudar manter a pele saudável.

  • 3 – Amêndoa

Estudos indicam que, quando aliadas a uma dieta, as amêndoas auxiliam na perda de peso, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras. Outros benefícios da amêndoa que vale destacar são: auxílio na saúde do coração, manutenção da saúde dos ossos e dentes, combate a diabetes e melhora da disposição.

A composição da amêndoa é uma ótima fonte de nutrientes, pois contém fibras, proteínas, vitamina E, magnésio vitamina B2, fósforo, potássio, entre outros nutrientes

  • 4 – Banana prata

A banana é uma das frutas mais essenciais em uma alimentação saudável, pois contém vitamina A, vitamina C, vitamina B, ferro, magnésio, potássio, manganês e zinco. Seus benefícios para saúde são muitos, entre eles: ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar a digestão, fortalecer os ossos, ajudar na proteção dos olhos, prevenir a depressão, auxiliar na perda de peso e combater a anemia.

frutas-dezembro

  • 5 – Castanha

Uma castanha-do-pará por dia, não mais do que isso, garante as doses de selênio de que seu corpo precisa para preservar cada célula, botar para fora possíveis substâncias tóxicas e viver mais. Sim, a castanha é uma alimento poderoso que não deveria faltar nunca em nossa mesa. Além desse benefício, a castanha ainda possui nutrientes como ácidos graxos, vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio, fósforo, magnésio, além de claro, selênio.

Vale destacar também outros benefícios da castanha, entre eles: prevenir problemas cardíacos, melhorar o humor, regular a digestão, equilibra o colesterol e atuar na perda de peso.

  • 6 – Coco verde

Impossível ir na praia em um calor desses e não ceder aos encantos da água de coco. Faça isso mesmo! Esse é um excelente hábito para ajudar o organismo a suportar os efeitos do calor!

Além de hidratar, o coco verde elimina toxinas, ajuda a transportar nutrientes e oxigênio pelo corpo, baixa a pressão arterial, aumenta a imunidade e ajuda a aliviar as queimaduras, se aplicado na região afetada. A água de coco também é rica em vitaminas e sais minerais, como o potássio, magnésio, sódio, cálcio e vitamina C.

coco-verde-dezembro

  • 7 – Figo

A maioria das pessoas consomem o figo em doces e alimentos industrializados, mas não deveria ser assim. Seus benefícios são tantos que muitos médicos o comparam com as maçãs. Entre os principais nutrientes presentes no figo, se destacam as fibras, a vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K, sódio, potássio, cálcio, ferro, magnésio
e o zinco.

O figo atua em muitas áreas do organismo, entre elas: redução da pressão arterial, perda de peso, prevenção de alguns tipos de câncer, combate a diabetes, melhora da digestão, combate a anemia, possuir grande capacidade antioxidante, fortalecimento dos ossos, efeito anti-inflamatório e redução da fadiga.

  • 8 – Graviola

A graviola é uma fruta de baixa caloria e ainda possui muitas vitaminas e minerais, entre eles a vitamina B, vitamina C, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e de sódio.

Entre os muitos benefícios dessa fruta, vale destacar a atuação na eliminação das toxinas do corpo, prevenção do câncer, combate ao envelhecimento precoce, ser excelente fonte de energia, prevenir dores nas articulações e ajudar o cérebro a manter longe fatores que podem levar a depressão.

  • 9 – Laranja

Uma pesquisa da Unesp em 2014, comprovou que a laranja ajuda a inibir o apetite, portanto é uma boa aliada na hora de pensa em perder aqueles quilinhos a mais. Além de sais minerais como o fósforo, o cálcio e o ferro, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B.

Outros benefícios da laranja também incluem: ajudar a combater o envelhecimento precoce, melhorar a digestão, aumentar a imunidade, ajudar a manter os olhos saudáveis, combater gripes e resfriados, evitar mau hálito e possuir efeito calmante.

  • 10 – Limão

O limão é uma das sete maravilhas da natureza. Entre os seus nutrientes, destaca-se a vitamina C, vitamina A, vitamina B (B1, B2 e B3), vitamina I e vitamina P. Além de ser uma excelente fonte de cálcio, cobre, magnésio, iodo, ferro, fósforo, silício.

Precisaríamos de um livro para enumerar todos os benefícios que o limão pode trazer para saúde, portanto vamos destacar os principais, são eles: auxilar na digestão, purificar o organismo, fortalecer o sistema imunológico, equilibrar o PH, limpar a pele, melhorar o humor, ajudar na perda de peso, refrescar o hálito e mantém os ossos, tecidos e cartilagens saudáveis.

Recentemente falamos sobre os 20 benefícios que tomar água com limão trás para a saúde. Veja aqui

  • 11 – Maçã

Essa também é uma das sete maravilhas da alimentação. Muitos livros e reportagens vêm falando sobre como o simples hábito de comer pode mudar sua saúde. Dentre os benefícios dessa prática estão: aumentar a capacidade cerebral, manter o sistema digestivo funcionando corretamente, reduz o risco de doenças cardíacas, previne alguns tipos de câncer, ajuda a prevenir o AVC, ajuda a manter o bom humor, previne cáries e combate o envelhecimento precoce.

Importante lembrar que a maçã é fonte de fibras, vitamina D, vitamina C, vitamina B6, potássio, sódio, cálcio, ferro e magnésio.

maca-dezembro

  • 12 – Manga

Consumir manga pela manhã é uma ótima forma de garantir energia para o restante de dia. Além disso a manga provém muitos nutrientes importantes para o corpo, entre eles a vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio, zinco, potássio, ferro, magnésio e potássio.

A manga traz também muitos benefícios, como: ajudar na digestão, auxiliar na perda de peso, regular o colesterol, combater a diabetes, prevenir a insolação, combater a anemia, contribuir para a saúde dos olhos, otimizar o funcionamento do cérebro, entre outros benefícios

  • 13 – Melancia

A Melancia é uma das melhores fontes de hidratação para o calor. A água consome cerca de 90% do seu peso e cerca de 5% é açúcar, o que torna ela uma excelente aliada na perda de peso também. Este fruto é rico em potássio, ferro, magnésio, zinco, cálcio e vitamina C.

Mesmo possuindo tudo isso de água, engana-se quem pensa que a melancia não tem benefícios para a saúde. Ela é uma das melhores alternativas para se alimentar no calor. Dentre os principais benefícios, se destacam: hidratação do corpo, prevenção de problemas renais, manutenção da integridade das células, diminuição da pressão arterial, melhora no funcionamento do coração, benefício para a pele, ajuda para impedir diabetes, combate a disfunção erétil masculina, proteção dos olhos contra degeneração e também o favorecimento na eliminação de toxinas do organismo.

  • 14 – Pêssego

Na China, o pêssego é considerado símbolo de boa sorte e saúde. Pesquisando sobre, entendemos um pouco do porque essa fruta carrega essa fama. O pêssego é rico em vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio, potássio e fibras.

Estudos recentes demonstraram que os compostos fenólicos presentes no pêssego conseguem combater as inflamações, bem como a obesidade e a diabetes tipo 2. Seu consumo regular ainda pode proteger contra os efeitos de toxinas, contribuir para a saúde dos olhos, promover a limpeza dos rins e combater o envelhecimento precoce.

  • 15 – Uva

O suco de uva integral como aliado para perder barriga foi a boa nova anunciada recentemente. Depois de comprovar os benefícios da bebida para o coração, redução de colesterol, prevenção do câncer e melhora da memória, uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário Metodista (IPA), de Porto Alegre (RS), indicou que o consumo regular do suco elaborado com 100% fruta, sem adição de açúcar, contribui para a redução da sempre indesejada gordura abdominal.

Todos esses benefícios comprovados cientificamente são possíveis graças ao nutrientes presentes na Uva, entre eles a vitamina C, vitamina B, vitamina K, vitamina E, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, potássio e zinco.

Mais dicas de saúde e tratamentos naturais?

No Livro Saúde Total tem mais de 1300 dicas de tratamentos naturais com frutas e hortaliças pra você levar saúde para toda a sua família.

Clique aqui para aproveitar a promoção.

Os comentários estão fechados.