5 descobertas medicinais sobre o maracujá

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O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá. Com tanto maracujá por aqui, não podemos deixar de aprender mais sobre essa fruta e os benefícios que ela tem pra nossa saúde, não é?

Pra você ter uma ideia as propriedades medicinais do maracujá já são estudadas desde 1867 e recentemente, no Brasil foi criada uma força tarefa com várias universidades interessadas em compreender melhor suas propriedades. Afinal são mais de 150 espécies conhecidas e cada uma delas possuem suas particularidades e benefícios.

Hoje vamos falar da espécie mais conhecida, responsável por 95% da nossa produção e portanto mais fácil de encontrar, que é o maracujá amarelo. Para começar, vamos lembrar rapidamente que este fruto é fonte das vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais ferro, sódio, cálcio e fósforo. Saber as vitaminas e minerais dos alimentos é muito importante para equilibrarmos nossa dieta, um dos quesitos básicos para uma vida saudável.

maracuja-benefícios

Agora, separamos 5 estudos recentes para você ficar por dentro de algumas benefícios descobertos pelos pesquisadores:

  • 1 – É verdade que ele é calmante?

Sim. o suco é bem conhecido com respeito a isso. Só que existe uma parte do maracujá que é bem mais efetiva. Estudos que vêm sendo feitos recentemente pela EMBRAPA, com a flor do maracujá, comprovam que suas substâncias são poderosas, alterando a atividade elétrica do sistema nervoso central e agindo como calmante e sonífero.

  • 2 – Nunca jogue a casca fora! Sabia que ela ajuda a perder peso?

Um estudo feito na Universidade da Paraíba com 17 mulheres incluiu na alimentação delas a farinha de casca de maracujá por 70 dias. Nesse período elas apresentaram uma redução no peso de até oito quilos, mas, claro, inserindo o alimento em um cardápio balanceado e com atividades físicas regulares. O mesmo estudo mostrou ainda que as mulheres não só perderam peso, como também reduziram taxas de colesterol ruim e de triglicérides. Isso se deve ao fato da grande concentração de fibras da casca.

  • 3 – Excelente para diabéticos

Estudo feito pela Unicamp, em 2010 e mostrada no Jornal Hoje, constatou, que o uso regular da farinha da casca do maracujá, ajuda a reduzir até 20% da glicose no sangue. Esse é mais um benefício que as fibras da casca pode trazer para a saúde.

  • 4 – Eficaz no combate a asma

Um realizado por Ronald Ross Watson, professor da Universidade do Arizona, Estados Unidos, em colaboração com algumas associações de renome da ciência médica revelou que a casca de maracujá pode realmente trazer alívio para pacientes com asma. Isso se deve a substâncias do maracujá que possuem propriedades anti-alérgicas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

  • 5 – Vermífugo

Na recente pesquisa que falamos agora pouco feita plea Unicamp, foi identificado que as sementes do maracujá são um potente vermífugo e essas propriedades passam para o suco. Por isso fique tranquilo, se você toma regularmente suco de maracujá, os vermes nocivos para a saúde, vão encontrar dificuldades para causar problemas! ;)

Recomendações:

– Recomenda-se não ultrapassar a ingestão de quatro frutos por dia para pessoas diabéticas. Como toda fruta, o maracujá contém frutose.

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