6 usos incríveis para a casca de banana

...
...
...
...

Diga não ao desperdício!

A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil e isso é excelente pois o seu valor nutricional é indiscutível. Mas seria melhor ainda se as pessoas soubessem como aproveitar as cascas. Só na Grande São Paulo, quase quatro toneladas de cascas de banana são desperdiçadas, semanalmente, nos restaurantes.

miolo-banana

A casca de banana tem o dobro de potássio, 0,9 g, em relação ao encontrado na polpa da fruta, com 0,4 g. A carência de potássio causa fraqueza, desorientação mental e fadiga muscular. Além disso a casca de banana também é rica em ferro, magnésio e vitaminas A, B e E.

Separamos algumas dicas pra você usar a casca de banana. Além de evitar o desperdício, descubra utilidades legais que ela pode trazer para o seu cotidiano. Vamos lá?

  • 1 – Ajuda a filtrar a água

A casca de banana atrai minerais pesados e prejudiciais à saúde. A fórmula é bem simples para fazer isso: em uma assadeira, as cascas devem ficar expostas ao sol por cerca de uma semana. Em seguida, elas são trituradas e peneiradas. No fim, é essa “farofa de casca de banana” que será jogada na água para despoluir o recurso. 5 mg do pó de banana são suficientes para despoluir 100 ml de água.

  • 2 – Branqueia os dentes

Parece difícil de acreditar, mas a casca da banana possui uma combinação ideal dos minerais: potássio, magnésio e manganês, que permite remover manchas e branquear os dentes sem nenhuma substância abrasiva ou prejudicial à saúde bucal. Basta esfregar a casca de banana suavemente nos dentes e deixar agir por 5 minutos, após isso enxague a boca e escove os dentes normalmente. Será preciso repetir o processo diariamente durante algumas semanas para sentir a diferença.

  • 3 – Atrai borboletas pra o jardim

Sim! AS borboletas adoram banana. Se quiser seu jardim cheio delas, inclua pequenos pedaços de banana junto com a casca e espalhe. Ver um jardim cheio de borboletas vai alegrar os seus dias! ;)

  • 4 – Ajuda a combater o acne

Massageie suavemente a pele com a parte branca da casca por 10 minutos. Quando a parte branca ficar gasta e desaparecer, troque de casca e continue. Deixe agir por algumas horas e lave o rosto com água limpa. Uma boa hora pra fazer a aplicação é antes de dormir. Repita esse processo por alguns dias.

  • 5 – Ajuda a reparar cabelos danificados

Coloque pedaços de casca de banana em um recipiente de xampu ou condicionador e, com ele, lave o cabelo como de costume. Outra boa ideia é passar pelo liquidificador com um pouco de água e aplicar essa máscara no cabelo durante 30 minutos, depois enxugar e lavar normalmente.

  • 6 – Alivia coceiras

Essa dica é muito útil, caso você vá a um piquenique ou mesmo dar uma volta na natureza, por exemplo. Leve sempre uma banana. Além de matar a fome, ela pode te ajudar e se livrar de incômodos com plantas tóxicas ou picadas de insetos. Basta esfregar a casca de banana sobre o local afetado.

Recomendações:

– Se alguns dos problemas citados persistirem, procure orientação profissional.

Mais dicas de saúde e tratamentos naturais?

No Livro Saúde Total tem mais de 1300 dicas de tratamentos pra você ter e levar saúde para toda a sua família.

Clique aqui para aproveitar a promoção.

Os comentários estão fechados.