6 motivos pra diminuir a ingestão de sal

...
...
...
...

Hoje vamos falar de um companheiro perigoso e muito comum que mora em nossas mesas: o sal.

O recomendável é ingerir menos de 1 colher de chá rasa de sal por dia. Parece fácil, certo? Errado, estima-se que apenas 10% das pessoas consomem a quantidade de sódio tolerada pelo organismo, o resto ultrapassa. Já pensou que perigo? Provavelmente isto se deve ao fato que em torno de 80% do sal que ingerimos diariamente vir de alimentos industrializados, inclusive os doces, e não do saleiro da nossa cozinha.

Veja produtos processados campeões de sódio:

Macarrão instantâneo com tempero 2721 mg de sódio em 85 g
Macarrão instantâneo sem tempero 1198 mg de sódio em 80g
Frango empanado 759 mg de sódio em 130 g
Hambúrguer bovino 567 mg de sódio em 80g
Salsicha – 551 mg de sódio em 50g
Hambúrguer de frango 525 mg de sódio em 80 g
Biscoito de polvilho 270 mg de sódio em 30g
Biscoito cream cracker 230 mg de sódio em 30g
Salgadinho de milho 176,9 mg de sódio em 25g
Requeijão 165 mg de sódio em 30

sal

Apesar de ser fonte de potássio e este ter um papel importante no organismo, quase metade do sal é composto de sódio, que em excesso, se transformou em um dos maiores vilões da saúde. Só pra você ter ideia, em um trabalho divulgado recentemente pela The New England Journal of Medicine, foi divulgado uma estimativa que mais de um milhão e seiscentas mil mortes por doença cardiovascular em todo o mundo, no ano de 2010, podem ser atribuídas ao excesso do consumo de sal.

Alarmante esses dado, não é? Mas além de ser um perigo para o coração, o sal pode causar outros prejuízos para o corpo. A seguir listamos alguns…

1 – Perigo para a tireoide

Por lei, o sal deve conter iodo, substância indispensável ao bom funcionamento da tireoide. O problema é que, em excesso, o iodo pode causar hipotireoidismo, doença que deixa a glândula preguiçosa e causa aumento de peso.

2 – Rins sobrecarregados

O excesso de sal pode causar pedras nos rins, porque força o trabalho de filtragem do sangue pelo órgão. Além disso, a hipertensão, que é agravada pelo consumo de sal, está relacionada à doença renal crônica.

3 – Retenção de líquidos

O sal favorece a retenção de líquidos no corpo. Isso explica porque o peso de quem abusa do uso de sal tende a subir, e a aparência, a ficar mais rechonchuda. Diminuir a ingestão ou cortar o sal por alguns dias faz a pessoa desinchar.

4 – Envelhecimento

O sal refinado faz com que o corpo tenha que usar os nutrientes necessários para manter o tecido saudável para que possa digerir o sódio. Dessa forma, o processo de envelhecimento é acelerado para as pessoas que consomem sal frequentemente.

5 – Paladar

Para quem consome este tempero com frequência é comum dizer “Sem sal este alimento não tem gosto”. Isso ocorre devido ao efeito de enfraquecer o paladar que o sal causa, sendo preciso utilizar grandes quantidades para sentir o sabor da comida, algo muito prejudicial à saúde.

6 – Inimigo do coração

Reduzir o consumo de sal é uma forma de proteger o coração e garantir qualidade de vida. Mesmo quem não é hipertenso precisa ficar atento, já que o excesso de sódio eleva a pressão sanguínea e pode provocar a doença mesmo em pessoas jovens e aparentemente saudáveis.

Mais dicas de saúde e tratamentos naturais?

No Livro Saúde Total tem mais de 1300 dicas de tratamentos pra você ter e levar saúde para toda a sua família.

Clique aqui para aproveitar a promoção.

Os comentários estão fechados.