Receitas Culinárias

Receita funcional de pão de batata-doce

O pão é um dos alimentos mais consumidos atualmente e não paramos para pensar que temos um excelente oportunidade de acrescentar nutrientes saudáveis nas receitas e usar ele como aliado da nossa saúde. Um dos possíveis ingredientes funcionais é a batata-doce. A batata-doce fornece energia com carboidratos saudáveis, sem elevar muito o açúcar no sangue, além de ser rica em fibras, possuir propriedades anti-inflamatórias, ajudar a prevenir a artrite, ser excelente para a pele, para a saúde do coração, contribuir para a prevenção do estresse, ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e muitos outros benefícios. Não podemos esquecer também as vitaminas e sais minerais presentes na batata-doce, que além de ajudar a trazer os benefícios que já comentamos, são essenciais para um funcionamento adequado do organismo, são eles: ferro, vitamina C, cálcio, fósforo, potássio, vitamina E e vitamina A. Todos esses benefícios da batata-doce podem fazer parte do seu dia-a-dia, trazendo muito mais saúde. Vamos aprender como? pao-de-batata-doce Preparando o pão de batata-doce
  • Ingredientes
- 400g farinha de farinha de trigo integral - 200g batata-doce cozida - 100g aveia - 100ml água morna - 1 ovo - 1 colher (sopa) de açúcar mascavo - Sal (1 colherzinha de café ou a gosto) - 2 colheres de sopa de azeite - 1 envelope de fermento biológico seco
  • Como fazer:
- Em uma tigela funda, misture o fermento com a água morna (não muito quente, suportável ao toque). - Enquanto o fermento hidrata, use o liquidificador para fazer um purê com a batata-doce, o ovo e o azeite. - Junte o purê à água com o fermento e vá acrescentando os ingredientes secos aos poucos (farinha, aveia, sal e açúcar). - Se for preciso, acrescente mais farinha para obter o ponto certo. - Cubra com um pano de prato e deixe a massa descansar em um local quente de 2 a 3 horas. - Sove bem a massa novamente, modele e coloque em uma fôrma para pão untada. - Deixe descansar, coberto com pano levemente úmido, por mais 40 minutos antes de assá-lo. Rendimento: 1 pão com cerca de 8 fatias. Quer aprender a cozinhar de forma saudável? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

7 receitas sensacionais de limonadas

Quantas vezes você tem tomado suco, por semana? Os sucos naturais são fontes inacreditáveis de saúde e você não pode esquecer disso. O limão, por exemplo, é um uma fruta fascinante, pois seus benefícios para o organismo são incontáveis. Além de nutrientes importantes para o corpo, ele também é excelente para prevenir e ajudar a curar muitos problemas do organismo, entre eles: melhorar a digestão, fortalecer a imunidade, melhorar o hálito, ajudar a prevenir o câncer, melhorar o funcionamento do coração e muitos outros. Você sabia, por exemplo, que a baixa quantidade de vitamina C no sangue está relacionada ao aumento da gordura corporal? Para completar, um estudo da Universidade do Arizona (EUA) sugeriu que os níveis de vitamina C no corpo ajudam na oxidação das gorduras, ou seja, estimulam a queima dos pneuzinhos, usando eles como fonte de energia pelo organismo. Agora vem a melhor parte: Combinando o limão com outros ingredientes você pode obter limonadas que fogem do comum, agradar muitos paladares, adquirir mais vitaminas para o corpo e tomar menos bebidas industrializadas. Com um preparo simples, em poucos instantes é possível servir uma bebida deliciosa, que pode ser consumida em qualquer horário. Anota aí, é fácil e você pode experimentar hoje! Vamos lá? limonada-receitas
  • Limonada de gengibre
Ingredientes: - 300 gramas de gengibre fresco - 2 xícaras de açúcar mascavo - 10 xícaras de água - 2 xícaras de suco de limão espremido na hora (aproximadamente 15 limões) Modo de preparo: Descasque e corte o gengibre em fatias finas. Misture em uma panela o gengibre, açúcar e 4 copos de água. Coloque em uma panela e leve ao fogo alto. Deixe ferver, reduza o fogo para médio e deixe cozinhar por 45 minutos. Coe em uma peneira de malha fina. Deixe esfriar até que fique em temperatura ambiente. Combine com o suco de limão e a água restante. Servir gelado.
  • Limonada de manjericão
Ingredientes: - 1 xícara de açúcar - 1 xícara de água - 1 xícara de suco de limão recém espremido - 4 xícaras de água - 4 folhas de manjericão - Fatias de limão Modo de preparo: Em uma panela, ferva a água e acrescente o açúcar. Deixe em fogo médio até o açúcar derreter. Reserve. Em uma jarra, acrescente o suco de limão, o xarope e a água. Se ficar muito doce, acrescente mais água. Acrescente o manjericão, o limão e o gelo antes de servir.
  • Limonada com amora
Ingredientes: - 6 xícaras de água - 1 xícara de açúcar mascavo - 4 limões - 2 xícaras de amoras frescas Modo de preparo: Em uma panela, coloque 2 xícaras de água para ferver e acrescente o açúcar. Quando o açúcar estiver dissolvido, retire do forno e espere esfriar. Bata o suco dos limões com as amoras no liquidificador (descarte as sementes). Em uma jarra, misture a água com açúcar, o purê de amora e o restante da água. Coloque na geladeira para resfriar ou acrescente gelo. Sirva com uma fatia de limão. Servir gelado.
  • Limonada com cenoura
Ingredientes: - 500 gramas de cenouras descascadas e cortadas em rodelas - 2 xícaras de água - 3 xícaras de suco de abacaxi - ¾ xícara de suco de limão - Água gelada - Gelo - Fatias de limão Modo de preparo: Em uma panela coloque a água e as cenouras. Quando a água ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe 30 minutos. Espere esfriar. Coloque no liquidificador junto com 1 xícara de suco de abacaxi. Bata até ficar homogêneo. Coloque em uma jarra e acrescente os outros ingredientes. Tampe e deixe na geladeira entre 2 e 24 horas. A mistura pode engrossar, coloque 1 ou 2 copos de água, para obter a consistência desejada. Sirva com gelo e fatias de limão.
  • Limonada de papaia e capim-limão
Ingredientes: - 1/2 talo de capim-limão (fresca) - 150 gramas de papaia - 1/2 limão - 1 litro de água fresca - 2 colheres de sopa de golden syrup (ou mel) - Gelo Modo de preparo: Coloque no liquidificador metade do talo do capim-limão, a papaia, o limão (com casca e semente) dê uns 6 toques no botão do turbo. Deixe por 10 segundos na velocidade máxima. Acrescente água e deixe 1 minuto na velocidade média. Coe. Acrescente o golden syrup (ou mel) a gosto.
  • Limonada com pêssego e framboesa
Ingredientes: - 6 xícaras de água - ¼ de xícara de néctar do agave - 180 gramas de framboesa - 3 pêssegos médios fatiados - 1 xícara de limão espremido na hora Modo de preparo: Em uma panela média, misture 1 xícara de água e agave em fogo médio até que esteja dissolvido – aproximadamente 1 minuto. Acrescente as framboesas e os pêssegos e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos, ou até que as framboesas tenham se quebrado. Mexa ocasionalmente. Bata a mistura no liquidificador até ficar homogêneo. Depois que esfriar, coe em uma peneira fina. Em uma jarra, misture todos os ingredientes. Coloque na geladeira para resfriar ou acrescente cubos de gelo.
  • Limonada Suíça com Clorofila (vegana)
- 200 g de limão - 2 folhas de couve - 400 ml de água - 1 colher (sopa) de açúcar mascavo - Gelo a gosto Modo de preparo: Lave os limões e corte-os em quatro. Retire o miolo branco. Coloque os ingredientes no liquidificador e bata. Coe o suco e sirva imediatamente. Quer aprender receitas deliciosas e saudáveis? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

6 substitutos saudáveis para a margarina

Por que é tão importante riscar a margarina de vez da sua alimentação? Um estudo publicado no British Medical Journal, demonstrou que as pessoas que consomem margarina tem 30% mais de risco de ter ataque cardíaco e 18% mais de chance de apresentar problemas no coração. Recentemente a CNN publicou também uma notícia que comenta sobre como a gordura trans contida na margarina afeta a memória. Isso pra não se alongar muito. Agora imagine seu cérebro e coração comprometidos...Simplesmente são eles os dois principais órgãos do seu corpo. Acorda! A verdade é que a indústria alimentícia adora as gorduras trans. É que os alimentos à base dessas gorduras e óleos hidrogenados possuem um prazo de validade muito maior. Elas se são o ingrediente principal da maioria das margarinas e também entram na composição de inúmeros alimentos industrializados. Chega de recorrer a opções pouco saudáveis para ter refeições gostosas. Hoje você vai aprender a fazer cremes e opções para passar no pão que farão você esquecer que margarina existe. Vamos la? creme-saudavel
  • Maionese de abacate
Ingredientes: - Polpa de 1 abacate médio - 1/2 xícara de azeite extravirgem - Suco de 1 limão - 8 colheres (sopa) de água - 1 colher (chá) de sal - 1 pitada de pimenta do reino - Ervas a gosto (opcional) Modo de preparo: Bata no liquidificador a polpa de abacate com o limão, a água e os temperos. Vá acrescentando o óleo aos poucos e batendo. Se desejar, adicione ervas picadas. Acompanha lanches, patês e saladas. Tampado e conservado em geladeira, dura até 3 dias.
  • Creme de legumes
Ingredientes: - 4 batatas em cubos - 2 cenouras em cubos - 3 mandioquinhas em cubos - 1 abobrinha em cubos - 1,5 litro de água - Sal a gosto - 2 colheres (sopa) de azeite - 1/2 cebola picada - 1 dente de alho picada - 2 xícaras (chá) de queijo minas frescal picado Modo de preparo: Em uma panela, coloque as batatas, as cenouras, as mandioquinhas e a abobrinha e cubra com a água. Tempere com sal e cozinhe até os legumes ficarem bem macios. Transfira os legumes para o liquidificador com 2 xícaras (chá) da água do cozimento e bata até ficar cremoso. Aqueça uma panela com o azeite e frite a cebola e o alho até murchar. Adicione o creme de legumes, acerte o sal e cozinhe até ferver. Transfira para cumbucas individuais, cubra com o queijo e sirva em seguida.
  • Manteiga de ervas
Ingredientes: - Azeite extra virgem (máximo de 0,5% de acidez) - Ervas - Pitada de sal (opcional) Modo de preparo: Coloque azeite em um recipiente e junte manjericão, alecrim ou qualquer outra especiaria que desejar. Leve à geladeira até ganhar consistência (algumas horas no congelador). Se o azeite for bom, vai ficar com uma textura idêntica a da manteiga convencional.
  • Caviar de berinjelas
Ingredientes: - 6 berinjelas - 6 cebolas brancas - 1 dente de alho - 8 colheres de sopa de azeite - Suco de 2 limões - 2 colheres de sopa de salsa picada - Sal a gosto - Pimenta a gosto Modo de preparo: Aqueça o forno 10 minutos. Durante esse tempo prepare as berinjelas, cortando elas horizontalmente e depois criando alguns cortes xadrez com a ponta da faca . Coloque-as sobre a grelha do forno e deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Quando estiverem bem cozidas, retire a polpa. Depois descasque e pique as cebolas junto com o alho. Junte a polpa da berinjela, o azeite, o sumo de limão, a salsa, o sal e a pimenta. Bata tudo até ficar um purê. Coloque num prato, cubra com uma folha de plástico e conserve na geladeira. Sirva fresco com pão, torradas ou como entrada fria sobre uma camada de salada.
  • Maionese de Inhame
Ingredientes: - 2 xícaras de inhame cozido e picado - 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem - 2 dentes de alho picados - 1 colher (sopa) de suco de limão sal à gosto Modo de preparo: Basta bater tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Sirva com lanches ou use para fazer patês. Conserve tampado em geladeira.
  • Creme de grão-de-bico
Ingredientes: - 1 xícara de grão de bico - 2 dentes de alhos amassados - Suco meio limão - 1 colher de sobremesa de tahine - Azeite extra virgem a gosto - 1 colher de sobremesa de sal - Salsinha a gosto Modo de preparo: Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, cozinhe os grãos em panela de pressão por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem macios. Espere esfriar e bata os grãos e os demais ingredientes em liquidificador, com um pouco da água do cozimento (aprox 1 xícara). Acompanha bem saladas, legumes e pão sírio. Quer aprender receitas deliciosas e saudáveis? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

4 receitas de queijo sem leite (vegano)

O leite é fonte de alguns nutrientes importantes para o corpo. No entanto, a gordura e as substâncias inseridas na criação do gado para potencializar a produção industrial, torna esse alimento muitas vezes não muito atrativo para quem pensa em cuidar da saúde. Nos últimos anos, muitas pessoas têm se preocupado com isso e começaram a buscar soluções para manter boas criar opções de receitas sem depender sempre do leite. Assim é possível balancear a alimentação e fazer escolhas mais saudáveis. Separamos quatro receitas veganas, para você liberar a criatividade culinária e diminuir o consumo de leite. queijo
  • Queijo Prato Vegano
Ingredientes: - 2 pedaços de mandioca cozida - 1/4 xícara de polvilho azedo - ½ xícara de polvilho doce - 1 tampinha de limão - ½ colher de chá de açafrão - 1 colher de chá de levedura de cerveja - ½ colher de chá de sal - 5 colheres de sopa com azeite. Modo de preparo: Ferver cerca de meia xícara de água, e ir adicionando os ingredientes no processador até formar uma mistura homogênea. Transferir o conteúdo para um pote untado com azeite.
  • Queijo Cheddar Vegano
Ingredientes: - 1 xícara de castanhas-do-pará - 1 colher de sopa de vinagre de maçã - Pimenta calabresa - 1 colher de chá de açafrão em pó - 1 pimentão amarelo - Sal Modo de preparo: Com o auxílio de um processador de alimentos, bata as castanhas-do-pará até formar uma espécie de farinha. Adicione os outros ingredientes, batendo aos poucos até chegar no ponto de queijo cheddar, caso necessário, acrescente água. Depois é só inserir no seu lanche ou em outra refeição.
  • Ricotta Vegana
Ingredientes: - 3 e ½ xícaras de nozes macadâmia demolhadas por 2 horas ou mais - ½ xícara de água pura (pode-se precisar de mais) - 2 dentes de alho - 1 colher de sopa de sal marinho - ½ colher de sopa de ervas aromáticas a gosto Modo de preparo: Bata no processador até que fique fofo. Pode ser necessário adicionar mais água.
  • Bolinha de mozarela vegana
Ingredientes: - 125 de tofu macio - 100g de iogurte de soja (usei creme de leite de soja) - 2/3 xícara de leite de soja - ½ xícara de leite de arroz - 2 colheres de sopa de suco de limão - 2 colheres de sopa de fécula de milho (usei de batata) - 3/4 de colher de chá de ágar-agar - 3/4 de colher de chá de sal - ½ xícara de óleo vegetal Modo de preparo: Prepare alguns potinhos forrados com papel filme e deixe alguns pregadores de roupa por perto Bata todos os ingredientes no liquidificador. Transfira para a panela e cozinhe em fogo alto por 5 minutos (ou até obter um creme liso e bem espesso). Transfira a mistura para os potinhos forrados com papel filme, feche com cuidado e prenda com os pregadores. Leve para gelar por pelo menos 4 horas. Desenforme e utilize nas receitas. Recomendações: - É recomendável consumir os queijos na forma assada ou cozida em alguma receita, para preservar a fidelidade e sabor. Quer aprender receitas deliciosas e saudáveis? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

4 receitas de sucos energéticos

Hoje é uma quarta-feira e muita gente já está pedindo o final de semana desesperadamente, com a energia esgotada. Com certeza isso nem causa muito espanto na maioria, já que é vez mais comum. Mas para as pessoas como você e eu que buscam melhorar a qualidade de vida e ter mais saúde, algo pode e deve ser feito. Além de diminuir um pouco o ritmo e saber viver um dia de cada vez, uma boa pedida é apostar em sucos energéticos. Esse tipo de suco pode não só te ajudar a ter mais disposição, mas também é uma das melhores formas de adquirir vitaminas e sais minerais para o corpo. Abaixo separamos quatro das melhores receitas para você não perder o ritmo e enfrentar a semana toda com mais disposição. sucos-energeticos
  • Suco energia máxima
  • A Laranja é rica em açúcares e carboidratos saudáveis, fornecedores naturais de energia, além de melhorar a imunidade, fortalecendo o organismo contra indisposições. Essa combinação com o mamão e a maçã favorece uma boa digestão e consequentemente a absorção dos nutrientes dos outros alimentos, deixando o corpo mais saudável e disposto.
  • Ingredientes: - 300 ml de suco de laranja; - 1/3 xícara de mamão picado; - 1/3 xícara de cenoura picada; - 1/3 xícara de maçã picada; - 1 colher(sopa)de linhaça moída; - 6 pedras de gelo
    • Suco energético de couve com limão
    Esse suco possui uma combinação que desperta o organismo e fornece energia. O suco é rico em ferro e vitamina C, que auxiliam na absorção de minerais indispensáveis no transporte de energia pelo corpo. Ingredientes: - 2 folhas de couve - Suco de 2 limões - 3 lascas de gengibre - Gelo a gosto
    • Suco de limão, maçã e cenoura
    A salsa é estimulante natural, o limão é rico em vitamina C e o gengibre tem sua propriedade anti-inflamatória e o poder de aumentar a circulação, criando uma boa combinação para te deixar mais disposto. - 1 limão - 3 maçãs - 5 cenouras - Um pedaço de gengibre - 2 maços de salsa - 250 ml de água
    • Suco energético para a mente
    Além dos benefícios energéticos da laranja que já citamos, esse suco adiciona a manga, que contém vitamina B6, potente agente que ajuda a melhorar a função cerebral, sendo importante também na manutenção de um sistema nervoso. Os nitratos da beterraba combinam com os feitos da vitamina B6 da manga, pois ajudam a melhorar a circulação sanguínea, inclusive no cérebro, otimizando o fluxo de nutrientes. Excelente combinação para quem estuda bastante ou precisa de um esforço mental acelerado para desempenhar suas atividades. - 200 ml de suco de laranja - 50 g de manga - 20 g de beterraba - Gelo a gosto Modo de preparo Escolha o suco e bata os ingredientes no liquidificador. Coe, se necessário, mas muitas vezes é interessante manter o suco sem coar, para conservar melhor as propriedades. Lave bem os alimentos e Procure alimentos orgânicos. Recomendações: - Para ter um efeito enrgético melhor, os sucos devem ser consumidos regularmente, no mínimo três vezes por semana. - Não adoce os sucos. Quer aprender receitas deliciosas e saudáveis? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

    3 receitas de suco para começar bem a semana

    Recentemente falamos sobre os sucos detox para emagrecer. Os sucos detox para emagrecer são muito populares, e com méritos, mas os sucos podem ajudar nossa saúde em vários outros aspectos. Uma das grandes vantagens de ter o costume de ingerir sucos é a qualidade dos nutrientes fresquinhos e sem a adição de conservantes. Isso ajuda o organismo a funcionar de forma mais adequada, fazendo a diferença no nosso cotidiano. Hoje trouxemos três receitinhas de suco detox para te ajudar a se livrar das toxinas, cuidar da pele e melhorar a digestão. É uma excelente forma de começar a semana. Vamos aprender? ;) receitas-detox
    • Suco detox de maça verde com abacaxi
    Ajuda a melhorar a digestão, purifica o organismo e colabora com o emagrecimento. Ingredientes: - 1 maçã verde; - 1 fatia de abacaxi; - 1 pedaço de gengibre; - 1 rodela de pepino; - 1 colher (sobremesa) de chia; - 50 ml de água
    • Suco detox de maça com cenoura
    Rico em vitaminas e sais minerais, ajudam a filtrar o sangue e melhorar a digestão, além de proporcionar a desintoxicação do organismo, prevenir o envelhecimento precoce e cuidar da pele. Ingredientes: - ½ cenoura - 1 maçã - ½ pepino - 200 ml de água de coco - 1 colher de sopa de chia - Hortelã a gosto - 1 folha de couve
    • Suco detox de uva
    A uva ajuda a manter uma boa pressão arterial e no combate ao colesterol, oferecendo baixas quantidade de calorias, além de ser muito boa para a digestão. - 200 ml de suco de uva integral; - 2 colheres (chá) de gengibre; - 1 colher (café) de canela em pó. Modo de preparo Escolha o suco e bata os ingredientes no liquidificador. Coe, se necessário, mas muitas vezes é interessante manter o suco sem coar, para conservar melhor as propriedades. Lave bem os alimentos. Quer aprender receitas deliciosas e saudáveis? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

    Almôndegas de Soja

    Por que consumir soja? Respondendo de maneira simples: Ela é super nutritiva, pois contém proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Sua proteína se compara a proteína animal, 100g de soja fornece a metade da quantidade diária de proteínas recomendada para um adulto. Ela, tranquilamente pode substituir a carne nas refeições. A soja também é rica em vitaminas A, C, E e do complexo B. Não esquecendo também dos minerais: cálcio, fósforo, ferro, e potássio, sem falar nas fibras, de extrema importância para o funcionamento adequado do intestino. Além disso as fibras têm a capacidade de captar partículas maiores de gordura, levando-as a passar direto, sem serem absorvidas. Sabe o que é mais interessante? Você pode aliar os benefícios da soja com uma deliciosa receita. Vamos aprender? soja Preparando a receita
    • Ingredientes
    - 1 1/2 xícara (chá) de Proteína Vegetal Texturizada - Cheiro-verde picadinho - 1 cebola média picada bem miúda - 3 dentes de alho amassados - 1 1/2 xícaras (chá) de aveia em flocos finos - 1 colher (sopa) rasa de manteiga - 1 colher (sopa) de farinha de trigo - 1 colher (chá) rasa de sal - 1 ovo - 2 colheres de (sopa) de linhaça triturada - 1/2 xícara (chá) de castanha-do-pará (Brasil) triturada molho de tomate a gosto
    • Como fazer:
    - Deixe o PVT de molho para hidratar por duas horas - Em seguida, lave-o e escorra em uma peneira - Aperte para retirar o excesso de água - Coloque no liquidificador e bata ligeiramente - Despeje em uma tigela, acrescente os demais ingredientes e misture tudo muito bem - Com as mãos faça bolinhas pequenas e coloque em uma assadeira untada - Leve ao forno pra assar por aproximadamente 20 a 25 minutos, ou até ficar consistente e dourado - Depois de assado coloque em uma panela e acrescente o molho de tomate de sua preferência (preferencialmente o molho caseiro) e deixe cozinhar por alguns minutos Tempo de preparo: 30 min Rendimento: 20 porções Quer aprender a cozinhar de forma saudável? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

    5 receitas de suco detox para emagrecer

    Todos nós concordamos que deveríamos nos preocupar com a saúde todo o ano né? Mas é nessa época que as pessoas lembram que o verão tá chegando e correm contra o tempo para tentar enxugar um pouco as gordurinhas. O suco detox é um das opções preferidas. Além de livres de conservantes, eles proporcionam a desintoxicação do organismo, hidratação e são excelentes fontes de muitas substâncias benéficas, como vitaminas, minerais e fibras. Isso fortalece diversas partes do corpo, principalmente o sistema imunológico e o digestivo. Se você adora sucos, tem um motivo a mais para consumir os sucos detox. Separamos 5 receitas com ingredientes que, dentre muitos benefícios, podem te dar um mãozinha na hora da luta contra a balança. Confira! sucos-emagrecer Suco detox com gengibre Ingredientes: -200ml de suco de uva integral -1 limão com casca -Gengibre a gosto -Canela a gosto. Suco digestivo Ingredientes: -1 xícara (chá) de abacaxi em cubos -1 cenoura -1 xícara (chá) de talos de erva doce -1 limão em suco e raspas da casca. Suco emagrecedor e desintoxicante -1 ameixa-preta seca -2 fatias de abacaxi -3 folhas de hortelã -1 copo (200 ml) de água de coco -1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada Suco inibidor de apetite Ingredientes: -1/2 abacate pequeno -1/2 maçã -1 xícara (chá) de leite nde soja -Gelo a gosto Suco verde Ingredientes: -2 laranjas -3 folhas de couve -1 gengibre -1 litro de água Modo de preparo Escolha o suco e bata os ingredientes no liquidificador. Coe, se necessário, mas muitas vezes é interessante manter o suco sem coar, para conservar melhor as propriedades. Lave bem os alimentos. Quer aprender a cozinhar de forma saudável? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

    Receita saudável de hambúrguer de grão de bico

    Uma porção de 100 gramas de grão de bico cozido sem sal nos oferece hidratos de carbono (criadores de energia), fibra dietética (boa para a saúde cardíaca e digestiva), proteínas e gorduras, mas, além disso, o grão de bico oferece em sua composição vitaminas A, B6, C, E e K, cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio e ferro. É um grande aliado da saúde e aproveitar ele na receita é uma excelente escolha! grao-de-bico-hamburguer Preparando o hambúrguer
    • Ingredientes
    - 1 xícara de grão-de-bico cozido e escorrido - 2 colheres (sopa) de gordura de palma - 1/2 cebola picada - 1 colheres (sopa) de farinha de grão de bico - 1 colheres (sopa) de farinha de arroz - 1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado - 1/2 xícara (de chá) de cebola picada - Sal e pimenta-do-reino a gosto Como fazer: -Misture os ingredientes -Vá adicionando a farinha para dar consistência. -Asse em forno médio, pré-aquecido, untando a forma com azeite e virando após 10 minutos ou grelhe em chapa pré-aquecida, abafando o hambúrguer e virando após 4 minutos. Rendimento: 1 hambúrguer. Fazer proporcional para aumentar o rendimento. Quer aprender a cozinhar de forma saudável? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

    Torta de espinafre com ricota

    O espinafre, a verdura que ficou famosa por deixar o personagem marinheiro Popeye, do desenho animado, forte, realmente tem o poder de fortalecer o organismo de diversas maneiras. Ele é rico em sais minerais importantes, como o ferro, o fósforo e o cálcio; tem altas concentrações de vitaminas do complexo B e A e, por isso, contribui para a saúde de maneira geral. Preparando a torta
    • Recheio
    - 500g de ricota - 1 maço de espinafre (200g) - 2 cebolas pequenas picadinhas (60g) - 3 dentes de alho (15g) - 3 tomates picadinhos (300g) - Salsinha e cebolinha a gosto Como fazer: - Higienizar os vegetais. - Cozinhar o espinafre, escorrer e picar bem. - Refogar a cebola, o alho e os tomates. - Acrescentar o espinafre ao refogado. - Levar ao fogo até que a água seque bem.
    • Massa
    - 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral (125g) - 3 colheres (sopa) de farinha de aveia (50g) - 1/2 xícara (chá) de amido de milho (50g) - 1 colher (sopa) de fermento em pó (10g) - 1 colher (café) de sal marinho (3g) - 2 xícaras (chá) de leite desnatado (360 mL) - 1 xícara (chá) de óleo de girassol/coco (180mL) - 3 claras 1 gema Como fazer: - Colocar todos os ingredientes da massa no liquidificador. - Bater até obter uma mistura homogênea. - Reservar.
    • Como montar
    - Untar um refratário. - Colocar uma camada de massa, o refogado e a ricota. - Acrescentar os temperos e levar ao forno até que a massa fique dourada e servir Rendimento: Média de 14 fatias de 150g Quer aprender a cozinhar de forma saudável? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

    Sopa para a imunidade com cenoura e gengibre

    Os benefícios dos ingredientes Tem gente que não gosta do inverno, principalmente por causa das gripes e resfriados. Mas já notou que a família fica mais próxima no inverno? Na verdade toda época tem suas vantagens. Quanto à gripe, você precisa fortalecer o sistema imunológico nem passar perto dela. Por isso, hoje vamos te ajudar a preparar uma sopa de cenoura, alho e gengibre que vai ser um ótima aliada nessa tarefa. A cenoura possui uma substância chamada betacaroteno, que é transformada em vitamina A pelo organismo e estimula a imunidade. Dessa forma o organismo fica mais forte para se defender contra vírus e bactérias. Quando aliamos o gengibre e também o alho à nossa receita, estamos criando uma poderosa receita, que além de ser saborosa, tem função imunoprotetora, com importante ação bactericida e uma boa dose de selênio, zinco, vitamina B6 e C nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Com um friozinho você deve estar com água na boca, mas calma que em cerca de 30 minutinhos fica pronto. Vamos lá? Preparando a sopa Ingredientes:
    • 5 cenouras
    • 1 batata
    • 1 cebola
    • 1 dente de alho
    • 1 col. (sob.) de azeite extravirgem
    • 2 cm de gengibre ralado
    • 1,5 litro de água
    Como fazer: - Descasque e pique as cenouras, a batata, a cebola e o alho. - Aqueça o azeite na panela de pressão e refogue a cebola e o alho. - Coloque a cenoura e a batata, acrescente a água já quente e cozinhe na pressão por 15 minutos. - Bata no liquidificador junto com o gengibre até virar um creme, aqueça e sirva. Rendimento: 4 porções. Gostou? Quer aprender a cozinhar de forma saudável? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

    Biscoito de amêndoa com canela

    Os benefícios dos ingredientes O que poucas pessoas entendem é que preparamos nossa comida em casa, evitamos o consumo de produtos cheios de ingredientes que fazem mal à saúde, além de combinar coisas saudáveis. É um duplo ganho que faz toda a diferença. A amêndoa por exemplo, é considerada um super alimento e faz por merecer essa fama. Ela contém mais de 20 nutrientes importantes para o nosso corpo. Dentre os benefícios de consumir amêndoa, se destacam: a contribuição para o bom funcionamento do coração, o auxílio no combate ao câncer, o fortalecimento dos ossos e dentes, a nutrição para a pele, a proteção das células do cérebro contra radicais livres, o combate ao diabetes e a energia que ela promove para o nosso dia a dia. Já a canela além do sabor extra, possui muitos benefícios também, como ajudar a diminuir o colesterol, possuir uma eficiente ação anti-bacteriana, contribuir para uma boa digestão e reforçar ao sistema imunológico. Lembrando que ela ainda contém vitamina A, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, iodo e flavonoides. Combinação fantástica e muito boa para a saúde, não é? :) Preparando os biscoitos Agora que você sabe os benefícios, vamos por a mão na massa? Anote aí: Ingredientes:
    • 3 xícaras(chá) de farinha de trigo branca
    • 1 xícara(chá) de farinha de trigo integral
    • 2 xícaras(chá) de mel
    • 2 xícaras(chá) de açúcar mascavo
    • 2 xícaras(chá) de amêndoas cruas
    • 1 colher(sopa) de canela
    • 1 colher(sopa) de fermento químico
    • 3/4 de xícara(chá)de óleo de milho
    Como fazer: - Triture a amêndoa no liquidificador. - Aqueça o mel e o açúcar juntos numa panela, até dissolver a mistura e torná-la mais líquida. - Deixe esfriar e misture com todos os ingredientes. - Amasse com a mão até obter uma massa homogênea - Se estiver grudando muito nas mãos, adicione mais farinha de trigo, até que chegue ao ponto de poder abrir a massa com um rolo. - Deixe numa espessura de meio centímetro. - Se quiser que fique mais fofinho, aumente a espessura; se preferir mais crocante, deixe a massa mais fina. - Asse por 15 ou 20 minutos a 180 graus. Rendimento: Mais ou menos 40 biscoitos. Recomendações: - Apesar de nutritivo e funcional, essa receita não pode ser considerada como única fonte dos nutrientes citados. Gostou? Quer aprender a cozinhar de forma saudável? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

    Receita de bolo funcional de banana com maçã

    Quais os benefícios dos ingredientes? Quando procuramos uma nova receita, primeira coisa que pensamos é no quanto ela vai ficar gostosa. Na verdade, deveríamos pensar no quanto ela vai fazer bem para o nosso organismo. Foi por isso que pensamos nessa receita. Além de ser muito gostosa, ela traz os benefícios dos ingredientes para a sua saúde. Na receita de hoje, vamos unir a aveia, a banana, a maçã e a canela. A maçã é boa pra memória, dizem pesquisas recentes, a aveia possui fibras, melhorando a digestão e a canela é excelente para evitar compulsão por doces. Já a banana ajuda a manter o bom humor e possui as vitaminas B1, B2, B3 e B6, além de minerais importantes para o organismo, como o potássio e o magnésio. Receita do bolo bolo-funcional-de-banana3 Está com água na boca? Calma, que não demora pra fazer! Anote aí: Ingredientes:
    • 2 maçãs se casca grandes (mais 1 maçã para fatiar e colocar em cima , enfeitando)
    • 2 ovos inteiros
    • 1 banana
    • 1 colher de sopa de fermento em pó
    • 1 xícara e 1/2 de farelo de aveia integral
    • Canela em pó e açúcar mascavo para polvilhar.
    Como fazer: - Corte uma maçã em fatias finas, deixe reservada em um bowl, ou pequena bacia, com água filtrada e limão espremido para não escurecer. - Bata 2 maçãs no liquidificador com a banana e os ovos. Acrescente o farelo de aveia e o fermento e mexa bem. - Coloque em uma forma antiaderente ou untada com óleo de coco e enfeite com as fatias de maçã reservadas. - Asse em forno a 180 graus por 30 minutos ou quando estiver dourado. Polvilhe a canela e o açúcar mascavo e sirva. Gostou? Quer aprender a cozinhar de forma saudável? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

    3 receitas saudáveis de sopas

    Falando um pouco sobre a berinjela... Chega nesse frio, por mais que as opções surjam as vezes nos inclinamos a ficar em casa, na companhia da família. O que pode ser um bom programa não é? Afinal com a correria de hoje em dia, quase nunca sobra tempo pra conversar e cuidar de quem amamos. Uma boa pedida também é convidar os amigos para colocar a conversa em dia e degustar uma deliciosa sopa. A sopa é uma ótima opção para comer no inverno, pois é rica em vitaminas/minerais (importante para o funcionamento do corpo todo), fibras (auxiliam na diminuição do colesterol e glicose sanguínea, além de melhorar a função intestinal), água (evita a desidratação e melhora o funcionamento dos rins), possui baixo valor calórico (dependendo da sua composição) e aquece o corpo. Receitas de sopas saudáveis sopa-de-legumes-dois Para aproveitar os benefícios da sopa, é importante não colocar ingredientes prejudiciais à saúde e manter ela com baixo teor calórico, apostando nos legumes e não incluindo carnes e queijos. Vamos lá? Sopa cremosa de alho-poró e ervilha Ingredientes:
    • 1 alho-poró
    • 1 xícara de ervilha partida cozida
    • 1/2 abobrinha picada com a casca
    • 1 e 1/2 xícara de leite de aveia ou de inhame
    • 1/4 de xícada de farinha de rosca ou pão amanhecido ralado
    • 1 pitada de pimenta-do-reino em pó
    • 1 pitada de coentro em pó
    • salsinha/ervas frescas picadas à gosto
    • sal à gosto e azeite
    Como fazer: Pique a parte clara do alho-poró em rodelas finas e refogue em um fio de azeite. Adicione 3 xícaras de água, a abobrinha picada e os temperos, e deixe cozinhar até a abobrinha ficar macia. No liquidificador, bata os demais ingredientes, junto com as folhas picadas do alho-poró. Acrescente à sopa e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo até ficar cremoso. Regue com um fio de azeite. Se desejar, adicione macarrão cozido. Serve 2 pessoas, dobre para servir mais. Sopa de berinjela e grão de bico Ingredientes:
    • 1 berinjela média
    • 1 xícara de grão de bico cozido
    • 1 tomate italiano maduro
    • 1 cebola média
    • 1 dente de alho
    • 1 colher (chá) de manjericão seco
    • 1 pitada de pimenta vermelha em pó
    • 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
    • Sal a gosto
    Como fazer: Corte a berinjela ao meio. Envolva as metades da berinjela, o tomate, a cebola e o dente de alho em papel alumínio, disponha em uma assadeira e leve para assar até que estejam macios. Bata os legumes cozidos no liquidificador, junto com 2 copos de água, o grão de bico cozido, 2 colheres de azeite e os demais temperos, por cerca de 5 minutos e sirva. Se preferir uma sopa mais cremosa, acrescente 2 colheres de sopa de farinha de arroz e cozinhe em fogo baixo, mexendo até engrossar. Caldo de legumes caseiro Ingredientes:
    • 2 litros de água
    • 2 cebolas
    • 1 alho poró ou 1 salsão
    • 1 cenoura grande
    • Talos de 1 maço de salsinha
    • 1 xícara de chuchu picado
    • 2 cravos
    • 1 folha grande de louro
    • especiarias em pó à gosto (opcional)
    Como fazer: Descasque as cebolas e espete 1 cravo em cada uma; pique todos os vegetais em pedaços médios, coloque tudo em uma panela, cubra com água e leve para cozinhar; assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando por cerca de 45 minutos; caso se forme uma espuma sobre a superfície, remova. Coe o caldo e despreze os vegetais. Conserve em geladeira e use normalmente para acrescentar sabor às receitas.Congele em forminhas de gelo para que dure mais. Você pode variar o caldo de acordo com os vegetais que tiver na geladeira. Gostou? Quer aprender a cozinhar de forma saudável? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

    5 receitas deliciosas com berinjela

    Falando um pouco sobre a berinjela... Essa semana estamos falando bastante da berinjela, já que julho é um mês que ela costuma estar mais em conta nos supermercados. Claro que o que mais chama a atenção na berinjela são seus benefícios, que empolga cada vez mais a comunidade cientifica que traz excelentes notícias para nós que gostamos de tratamentos naturais. Um exemplo é uma pesquisa realizada pela UFRJ, que comparou mulheres obesas que ingeriram 14g de farinha de berinjela por dia com um grupo que não consumia o vegetal. Ambos seguiram cardápio de reeducação alimentar. O estudo concluiu que aquelas que ingeriram a farinha emagreceram 6 quilos em 60 dias, enquanto o outro grupo emagreceu 3 quilos no mesmo período. Não é pouco, é simplesmente o dobro de quilos perdidos! E sabe um benefício muito legal que poucos sabem? A berinjela é rica em potássio e isso ajuda a evitar a retenção de líquido, causada principalmente pelo excesso de sódio, que a ingestão exagerada de sal pode provocar. Além de ajudar a regular a quantidade de água no organismo, o potássio da berinjela transforma o vilão sódio em aliado no fornecimento de energia para o organismo. Para manter nosso corpo nutrido, as berinjelas ainda contêm fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, tais como: vitamina-B, Vitamina C, Vitamina K, Zinco, cálcio, Ferro e Magnésio. Um dos alimentos funcionais mais comentados atualmente e que você não pode deixar longe da sua cozinha. Receitas com berinjela fiorentino_comidinhas_caponata_berinjela-640x350 Selecionamos pra você receitas saudáveis deliciosas, para aproveitar todos benefícios da berinjela. Vamos lá? Sanduíche Natural de Berinjela Ingredientes:
    • 3 berinjela sem cascas e picadas
    • 1 pimentão verde picado
    • 1 cebola picada
    • 2 dentes de alho espremidos
    • 4 colheres de sopa de azeite
    • Um punhado de orégano
    • Um punhado de sal
    • Um punhado de pimenta-do-reino branca
    • 1/2 xícara de ricota
    Como fazer: - Recheio - Aqueça o azeite. Refogue a cebola, o alho e o pimentão. Junte a berinjela, o orégano, o sal e pimenta. Depois de frio, junte a ricota. Recheie as fatias de pão de forma. - Dica: Para recheio, cozinhe a berinjela apenas com sal e uma folha de louro. Prepare de um dia para outro para pegar melhor o sabor. - Rende 5 porções Berinjela Grelhada (vegana) Ingredientes:
    • 1 berinjela (450 g)
    • 2/3 de xícara de azeite de oliva
    • 4 dentes de alho picados ou amassados
    • 6 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
    • 1 colher (chá) de pimenta picadinha
    • Sal, pimenta e salsa a gosto
    Como fazer: Corte a berinjela ao meio, no sentido do comprimento e depois em meias luas. Polvilhe as fatias de berinjela com sal e deixe descansar em uma peneira por 30 minutos a 1 hora para tirar o excesso de água da berinjela. Dê uma lavada rápida nas fatias de berinjela para remover a maior parte do sal e coloque-as entre folhas de papel toalha, ou dois panos de prato limpos, para secar. Misture o azeite, o alho, 4 colheres de vinagre balsâmico, a pimenta picadinha, sal e pimenta a gosto. Coloque a berinjela em uma travessa rasa e cubra com essa marinada. Deixe repousar por 15 minutos. Grelhe as fatias de berinjela em fogo médio por cerca de 2-3 minutos de cada lado, ou até que esteja com as marcas da grelha. Retire da grelha e regue com o restante do vinagre balsâmico e polvilhe a salsa picada. Pode ser servido imediatamente ou em temperatura ambiente. Quibe de Berinjela (vegana) Ingredientes:
    • 1 xícara de trigo para quibe já hidratado em água por 1 hora
    • 2 berinjelas grandes bem lavadas e cortadas ao meio no sentido do comprimento
    • 1 pitada de garam masala (ou canela)
    • 1 cebola pequena bem picada
    • 1 dente de alho ralado ou bem picado
    • 1 pitada de pimenta-síria
    • 1 colher (chá) de tahine
    • 1 punhado pequeno de amêndoas picadas
    • Cebolinha picada a gosto
    • Hortelã picada a gosto
    • Sal e azeite a gosto
    Como fazer: Depois de hidratar o trigo aperte-o bem para retirar qualquer excesso de água, deixe-o bem solto. Enquanto o trigo estiver hidratando faça cortes superficiais quadriculados nas polpas das berinjelas e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve para assar até que a polpa esteja macia (mais ou menos 40 minutos a 180ºC). Retire as berinjelas do forno, raspe apenas a polpa com uma colher e transfira para uma tigela. Junte o trigo hidratado e tempere com o restante dos ingredientes. Ajeite o quibe de berinjela numa travessa, regue com um fio de azeite e leve para assar por 30 minutos em 180ºC ou até que a superfície esteja dourada. Sirva em seguida. Pizza de Berinjela Ingredientes:
    • 1 berinjela pequena
    • 1/2 pimentão amarelo
    • 1/2 pimentão vermelho
    • 1 cebola média
    • 1/2 xícara de azeitonas pretas
    • 1 colher (sopa) de orégano
    • 1/4 de xícara de azeite
    • 1 dente de alho picado
    • 4 colheres (sopa) de molho de tomate
    • 1 massa básica para pizza
    • Sal a gosto
    Como fazer: Corte a berinjela, a cebola e os pimentões em cubos. Coloque em uma assadeira e tempere com sal e metade do azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180ºC) por 20 minutos. Retire do forno, misture o orégano, o alho, as azeitonas e o restante do azeite. Reserve. Espalhe o molho de tomate sobre a massa pré-assada, distribua o recheio de berinjela e leve ao forno alto (250ºC), pré-aquecido, por aproximadamente 10 minutos. Sirva em seguida. Arroz de Forno com Berinjela Ingredientes:
    • 2 berinjelas médias
    • Sal grosso
    • 2 cebolas
    • 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
    • 1 e 1/2 xícara de arroz
    • 600 ml de caldo de legumes
    • 1 kg de tomate
    • 1 maço pequeno de manjericão
    • Farinha de trigo
    • Óleo para fritura
    • 1 colher (sopa) de salsinha picada
    • Sal a gosto
    Como fazer: Limpe as berinjelas, corte-as em fatias de 0,5 cm, polvilhe com sal grosso, coloque em uma peneira e deixe descansar por 30 minutos. Pique bem 1 cebola e refogue numa panela em 3 colheres (sopa) de azeite, mexendo de vez em quando, por 3 ou 4 minutos. Junte o arroz e deixe tostar por 1 minuto em fogo médio, mexendo sempre. Adicione o caldo fervente e, assim que levantar fervura, tampe a panela e cozinhe por 15 minutos, ou até que o líquido tenha sido absorvido. Corte em fatias bem finas a outra cebola e refogue-a no azeite restante, mexendo de vez em quando por 2 ou 3 minutos. Junte os tomates cortados em fatias de 0,5 cm e 10 folhas de manjericão picadas com as mãos e deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos. Tempere com sal e reserve. Enxugue as fatias de berinjela em toalha de papel, passe-as na farinha e frite em óleo quente, até que estejam douradas. Retire as fatias com uma escumadeira e coloque-as sobre toalha de papel para retirar o excesso de óleo. Unte com azeite uma assadeira e distribua camadas alternadas de arroz, tomate, berinjela e manjericão. Leve ao forno médio por 15 minutos, ou até dourar a superfície. Salpique com a salsinha e sirva quente ou morno. Gostou? Quer aprender a cozinhar de forma saudável? No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família. Clique aqui para aproveitar a promoção.

    Granola

    Ingredientes

    Misture, em uma vasilha, os seguintes ingredientes:
    • 400 gramas de aveiagranola • ½ xícara (chá) de farinha de trigo • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral • 1 xícara de farelo de trigo • 1 xícara (chá) de leite em pó (seco) • 1 xícara (chá) de castanha picada • 1 xícara (chá) de semente de girassol
    Reserve os seguintes ingredientes:
    • ½ xícara (chá) de uvas passas • 1 xícara (chá) frutas cristalizadas
    Modo de fazer Junte as duas primeiras misturas, mexendo bem para umedecer bem. Espalhe em formas grandes, leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 15 minutos, mexendo a cada 5 minutos, até ficar dourado por igual. Retire do forno e, quando estiver morno, misture o restante dos ingredientes. Guarde em vidros esterilizados, ou latas bem tampadas. Caso vá guardar por mais de duas semanas, coloque na geladeira.

    Hamburger Vegetariano

    Ingredientes

    • 3 xícaras (chá) de proteína fina texturizada de sojahamburger1 • 5 xícaras (chá) de água • 1 cebola ralada • 4 dentes de alho amassados • 1 ovo • Sal temperado a gosto • Cebolinha e salsinha a gosto • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
    Modo de fazer Coloque a água em uma panela e acrescente a proteína. Deixe levantar fervura e desligue. Escorra a água e esprema a proteína para retirar o excesso de água. Coloque em uma bacia e acrescente a cebola, o alho, o sal, a cebolinha e salsinha. Misture bem. Acrescente o ovo e vá colocando farinha até formar uma massa úmida. Modele o hambúrguer com as mãos e coloque na frigideira aquecida com um fio de óleo. Deixe dourar de um lado e vire o bolinho para dourar do outro. Sirva a seguir. Dicas Saúde Total – Monte um sanduíche com o hambúrguer, saladas e patês.É irresistível! – É possível modelar os hambúrgueres e assar em forno quente. Fica uma delícia.