6 substitutos saudáveis para a margarina

...
...
...
...

Por que é tão importante riscar a margarina de vez da sua alimentação?

Um estudo publicado no British Medical Journal, demonstrou que as pessoas que consomem margarina tem 30% mais de risco de ter ataque cardíaco e 18% mais de chance de apresentar problemas no coração. Recentemente a CNN publicou também uma notícia que comenta sobre como a gordura trans contida na margarina afeta a memória. Isso pra não se alongar muito. Agora imagine seu cérebro e coração comprometidos…Simplesmente são eles os dois principais órgãos do seu corpo. Acorda!

A verdade é que a indústria alimentícia adora as gorduras trans. É que os alimentos à base dessas gorduras e óleos hidrogenados possuem um prazo de validade muito maior. Elas se são o ingrediente principal da maioria das margarinas e também entram na composição de inúmeros alimentos industrializados.

Chega de recorrer a opções pouco saudáveis para ter refeições gostosas. Hoje você vai aprender a fazer cremes e opções para passar no pão que farão você esquecer que margarina existe.

Vamos la?

creme-saudavel

  • Maionese de abacate

Ingredientes:

– Polpa de 1 abacate médio
– 1/2 xícara de azeite extravirgem
– Suco de 1 limão
– 8 colheres (sopa) de água
– 1 colher (chá) de sal
– 1 pitada de pimenta do reino
– Ervas a gosto (opcional)

Modo de preparo:

Bata no liquidificador a polpa de abacate com o limão, a água e os temperos. Vá acrescentando o óleo aos poucos e batendo. Se desejar, adicione ervas picadas. Acompanha lanches, patês e saladas. Tampado e conservado em geladeira, dura até 3 dias.

  • Creme de legumes

Ingredientes:

– 4 batatas em cubos
– 2 cenouras em cubos
– 3 mandioquinhas em cubos
– 1 abobrinha em cubos
– 1,5 litro de água
– Sal a gosto
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 1/2 cebola picada
– 1 dente de alho picada
– 2 xícaras (chá) de queijo minas frescal picado

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque as batatas, as cenouras, as mandioquinhas e a abobrinha e cubra com a água.
Tempere com sal e cozinhe até os legumes ficarem bem macios. Transfira os legumes para o liquidificador com 2 xícaras (chá) da água do cozimento e bata até ficar cremoso. Aqueça uma panela com o azeite e frite a cebola e o alho até murchar. Adicione o creme de legumes, acerte o sal e cozinhe até ferver. Transfira para cumbucas individuais, cubra com o queijo e sirva em seguida.

  • Manteiga de ervas

Ingredientes:

– Azeite extra virgem (máximo de 0,5% de acidez)
– Ervas
– Pitada de sal (opcional)

Modo de preparo:

Coloque azeite em um recipiente e junte manjericão, alecrim ou qualquer outra especiaria que desejar. Leve à geladeira até ganhar consistência (algumas horas no congelador). Se o azeite for bom, vai ficar com uma textura idêntica a da manteiga convencional.

  • Caviar de berinjelas

Ingredientes:

– 6 berinjelas
– 6 cebolas brancas
– 1 dente de alho
– 8 colheres de sopa de azeite
– Suco de 2 limões
– 2 colheres de sopa de salsa picada
– Sal a gosto
– Pimenta a gosto

Modo de preparo:

Aqueça o forno 10 minutos. Durante esse tempo prepare as berinjelas, cortando elas horizontalmente e depois criando alguns cortes xadrez com a ponta da faca . Coloque-as sobre a grelha do forno e deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Quando estiverem bem cozidas, retire a polpa.

Depois descasque e pique as cebolas junto com o alho. Junte a polpa da berinjela, o azeite, o sumo de limão, a salsa, o sal e a pimenta. Bata tudo até ficar um purê. Coloque num prato, cubra com uma folha de plástico e conserve na geladeira. Sirva fresco com pão, torradas ou como entrada fria sobre uma camada de salada.

  • Maionese de Inhame

Ingredientes:

– 2 xícaras de inhame cozido e picado
– 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
– 2 dentes de alho picados
– 1 colher (sopa) de suco de limão sal à gosto

Modo de preparo:

Basta bater tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Sirva com lanches ou use para fazer patês. Conserve tampado em geladeira.

  • Creme de grão-de-bico

Ingredientes:

– 1 xícara de grão de bico
– 2 dentes de alhos amassados
– Suco meio limão
– 1 colher de sobremesa de tahine
– Azeite extra virgem a gosto
– 1 colher de sobremesa de sal
– Salsinha a gosto

Modo de preparo:

Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, cozinhe os grãos em panela de pressão por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem macios. Espere esfriar e bata os grãos e os demais ingredientes em liquidificador, com um pouco da água do cozimento (aprox 1 xícara). Acompanha bem saladas, legumes e pão sírio.

Quer aprender receitas deliciosas e saudáveis?

No Livro Saúde Total na Cozinha com Receitas Culinárias você aprende mais de 190 receitas saudáveis que vão surpreender a trazer saúde para a sua família.

Clique aqui para aproveitar a promoção.

Os comentários estão fechados.